sexta-feira, 20 de março de 2009

ASP.NET MVC RTW 1.0!!!

Olá Pessoal,

Hoje foi lançado o MVC RTW (Release to Web) 1.0!

Em breve imagino que venha o aguardado post do scott'gu apresentando os últimos ajustes em relação ao RC2.

Enquanto isso, como aperitivo temos o breve post do Phil Hack sobre o release.

Não cheguei a pegar a versão RTW ainda para fazer um review, mas da versão RC1 para a RTW, pelo que venho acompanhando, poucas coisas mudaram no motor do MVC, as mudanças mais significativas ficaram no processo de instalação e na distribuição dos assemblyes.

Assemblyes System.Web.Abstractions.dll e System.Web.Routing.dll são embarcados no .net 3.5 SP1, portanto, foi criada uma dependência do MVC para o SP1 e de agora em diante esses dois assemblyes não acompanham mais o assembly principal System.Web.Mvc.dll

Mesmo assim ainda é possível utilizar nos servidores o .net 3.5 com os assemblyes embarcados na pasta Bin, já que não há nenhuma outra dependência do Asp.net MVC no .net 3.5 Sp1.

Uma coisa que eu percebi entre o projeto ASP.net MVC e os outros projetos da Microsoft que eu acompanhei é que a aproximação da equipe de desenvolvimento com a comunidade foi muito maior, e o resultado é uma versão 1.0 bastante estável e robusta, que mudou muito pouco. Já tive a experiência de ver projetos 1.0 da Microsoft bastante atropelados, o que levou a updates e fixes poucas semanas depois. O Asp.net MVC não é o caso.

Que venha o MVC Futures!




Nenhum comentário: