sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Sistema Operacional do Google

Enfim, a "última barreira" para o google iniciou sua queda.

Não me espanta a notícia de que o google esteja construindo um sistema operacional para PCs, afinal, a posição desse gigante permite reunir recursos suficientes para desenvolver um projeto de sucesso.

O modelo de negócio para o sistema operacional, sempre pautado em políticas open-source também é muito legal, assim como o Google Wave, essas duas iniciativas são duas poderosas bombas em direção a Redmond, no QG da Microsoft.

O Projeto Google Chrome OS tem a finalidade de conceber um sistema operacional ideal para aqueles que vivem "na nuvem" e passam a maior parte do tempo do computador no navegador, e entendem que o computador "não tem porque ficar mais lento ao longo do tempo", "demorar 1 minuto para dar boot", ou "contrair virus".

É o conceito de "retorno as origens" iniciado pelo Chrome na era dos browsers, agora ampliado para o próprio sistema operacional.

Estão apoiando o projeto empresas como Acer, Adobe, ASUS, Freescale, Hewlett-Packard, Lenovo, Qualcomm, Texas Instruments, and Toshiba.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso, caro amigo Olavo, é uma tendência natural daqueles que estão dentro do negócio de software, eu não sei de você, mas eu com certeza, numa perspectiva astronômica de sucesso nesse ramo, como no caso do Google, iria também tentar monopolizar o mercado, sabemos que esse negócio de “Open Source”, nada mais é do que uma maneira barata de disseminar um conceito que mais tarde estará impregnado nos usuários finais, criando uma potencialidade gigantesca de abrangência para os negócios e conseqüentemente atraindo investidores.