sábado, 30 de maio de 2009

Email 2.0?

Ontem o Google apresentou ao mundo um projeto extremamente ambicioso (e empolgante) que tem a proposta de unificar a comunicação como conhecemos hoje.

Instant Messenger, Tweeter, Email, Blogger, Youtube, etc podem ser utilizados de forma integrada com essa nova e fantástica ferramenta que está sendo desenvolvida no Quartel General de Moutain View.

Quando comentei o Cezar Taurion há algum tempo, critiquei bastante o embasamento o qual ele utilizou para chegar a conclusão de que o e-mail seria extinto até 2015. Hoje eu não discordo mais dele, mas não pelo mesmo embasamento:




Comentei que e-mails evoluiriam para dois própósitos, e um deles seria:

"2- Receber notificações de todos os outros serviços descritos acima (wikis, blogs etc.). Por e-mail, você pode monitorar todos os BLOGs, ferramentas coorporativas, atualizações dos seus feeds RSS e armazenar informações de chat e até responder questionários para atualizar uma planilha. Então, sendo ele o agente concentrador, se for extinto, vamos ter que inventar outra coisa pra fazer o que ele faz e bem (o que é meio ilógico). "

Depois de assistir ao vídeo da pra imaginar que o Wave é essa "ilógica" invenção, até porque ele incorpora em si todas as características que o e-mail "1.0" possui e estende isso para outras fonteiras que hoje só podem ser exploradas de forma isolada, e não integrada.

Mas ainda acho que a cultura de "mandar um e-mail" dar lugar para "wave-me ou me mande um wave" pode não pegar. :-) Porque? Pelo mesmo motivo que faz o SSD (visto como a evolução do disco rígido) continuar sendo chamado de disco(apesar de não ter absolutamente nada a vercom um). Wave ou Gmail, acredito que vamos continuar chamando de e-mails :-D





Nenhum comentário: