segunda-feira, 29 de setembro de 2008

E-mail deve ser extinto até 2015, diz especialista: Comentários

Na lista vi uma profecia meio bombástica do respeitado Cezar Taurion.
Posso ter entendido mal, mas realmente é um tiro que, depois de pensar pouco, na minha opnião pode não ir no alvo.

Tentando me ver em 2015, acredito que e-mail será a base de dados com informações PESSOAIS (não públicas) mais vasta que alguem da nossa geração possa ter, já que sistemas como o gmail doutrinam isso: "arquive seu e-mail aqui e ache quando quiser através dos mecanismos de busca do google", e a maioria do pessoal da minha geração faz isso naturalmente.

Para comunicar informações em forma de broadcast (um-pra-N) para um grupo, realmente BLOGs e redes sociais já são e devem continuar sendo a melhor ferramenta pra passar esse tipo de informação em 2015.

Para colaboração, ferramentas como wiki, sharepoint são tendências, e vieram pra ficar. Principalmente no ambiente coorporativo.

E os e-mails? Ao invés de serem extintos, creio eu que servirão pra dois propósitos:
1- Estabelecer negociações tradicionais 1 a 1. Que é e sempre será uma necessidade das pessoas.
(Afinal de contas, você vai publicar no blog uma mensagem endereçada só pra um amigo seu? E vai ser fácil de achar depois tamanha a quantidade de meios de comunicação que poderão existir?)

2- Receber notificações de todos os outros serviços descritos acima. Por e-mail, você pode monitorar todos os BLOGs, ferramentas coorporativas, atualizações dos seus feeds RSS e armazenar informações de chat e até responder questionários para atualizar uma planilha. Então, sendo ele o agente concentrador, se for extinto, vamos ter que inventar outra coisa pra fazer o que ele faz e bem (o que é meio ilógico).

Nenhum comentário: