quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Como (não) lidar com DataBinding Bugs

Estudando a fundo ADO.net para windows forms, percebo algumas coisas muito chatas dentro da Microsoft. Principalmente na forma como se encara pedidos para corrigir bugs incrivelmente simples de solucionar e que poderiam estar no .net 3.5 SP1.

Aliás, falando de Bugs, Windows Forms DataBinding no .net está infestado deles, é como um campo minado: funciona aquilo que está nos exemplos do MSDN e um pouco mais, mas se você quiser entrar a fundo, vai ter que lidar com alguns workarounds. Funciona, mas existem tweeks delicados.

Toda vez que vejo um link para esse site do programa connect, nunca tenho sorte, todos os bugs realmente reconhecidos pela corp ficam marcados como fechados e nao solucionados.

https://connect.microsoft.com/VisualStudio/feedback/ViewFeedback.aspx?FeedbackID=263812&wa=wsignin1.0

O desenvolvedor que postou esse bug ainda se deu ao trabalho de fornecer a solução, mas vejam a resposta do funcionário da MS.

“Para garantir nossos releases futuros na mais alta qualidade, estabilidade e facilidade de instalação, nós estamos evitando realizar mudanças arquiteturais significativas em algumas partes do produto. Baseada em nossa investigação, a correção mais indicada requereria tais mudanças”

To ensure our next release is of high quality, stable and easy to install we are refraining from making significant architectural changes in some parts of the product. Based on our investigation, the most reasonable fix for this bug would require such changes.”

Arquiteturais significativas??? É só trocar um método pelo outro, pois a implementação que foi realizada não contempla interfaces, e a proposta de solução contempla.

Se essa seria uma mudança "arquitetural" prometida para o próximo release que seria o .net 3.5 SP1, porque então eles não incluíram isso? Vai entender...

Nenhum comentário: