segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Fear, uncertainty and doubt

Acho engraçado que falar FUD da microsoft é mel na boca dos linuxers não é mesmo?

Quer saber? acho que eles estão é certos. Pois é necessário se saber a definição de FUD.
Dê um pulo na Wikipédia agora depois volte para ler o resto.
http://en.wikipedia.org/wiki/Fear%2C_uncertainty_and_doubt

Agora, pode-se perceber que o que o Movimento SL vem definindo como FUD aquilo que a MS faz contra o Linux e pronto.

Mas vamos trazer FUD de volta ao seu significado puro, olha o que podemos encontrar no mercado:

Tubos Tigre ("Não troque o certo pelo duvidoso. Fuja do Mico") FUD!!
Vivo ("Sinal de qualidade") FUD!! (Se sabe que CDMA tem um sinal com qualidade melhor que a TIM GSM apesar de diversas outras desvantagens)
Guaraná Antártica Vs. Coca-Cola (Lembra do comercial da fruta do guaraná na fazenda?)
Campanha presidencial do José Serra em 2002
...
putz, vários casos. Tudo competição, tudo mercado. (tirando o caso do JS, mas também é uma linha de FUD)

Minha opnião pessoal é que isso as vezes chega a ser tão irrelevante que não passa de uma simples propaganda de produto. Procura vender um conceito. Não faria sentido cotar o valor da marca se "FUD" não existisse.

Deve-se observar que isso faz parte do mercado, sempre funcionou assim, e isso não vai mudar tão cedo (ou talvez nunca mude ) :)

O que me deixa realmente intrigado é porque, no caso do Software Livre não eles não conseguem se ver fazendo FUD.
Será que é o mesmo sentimento daquela frase "o amor é cego"?

Chegaram a me dizer que soava ridículo dizer que a MS é vítima de FUD, que FUD era invenção da Microsoft.
Bom, aí está o ridículo: badvista.org
Nunca abri o "Get the Facts", mas acho que esse site deve dar de goleada :)

Para mim o movimento SL está no direito deles também, estão certos. Mas acho que um pouco menos de hipocrisia cairia bem, cairia

Nenhum comentário: